Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007

A Explosão Populacional da Cidade do Seixal

               

 

 

A próximidade da Cidade do Seixal com Lisboa (cerca de 25 Km), da praia a oeste (desde da Costa da Caparica ao Cabo Espichel) e a Sul (Praia de Sesimbra), o facto de ser uma cidade ribeirinha, que desde sempre tirou partido e disfrutou dos beneficios da Baia so Seixal e da sua ligação ao Tejo, com a construção da Ponte 25 de Abril, fizeram da Cidade do Seixal um lugar de opurtunidades.

 

 

 

Opurtunidades essas tanto económicas como culturais e sociais,  que resultaram numa explosão demográfica no Concelho e na Cidade do Seixal. Para se ter uma ideia a População da Cidade do Seixal passou de cerca de 9 mil habitantes para 30 mil habitantes em 30 anos. Assistiu-se também a um fenómeno interessante, a freguesia do Seixal contradiou sempre esta tendência e a sua população ao longo destes 30 anos diminuiu de 4000 habitantes para cerca de 2 mil habitantes resultando na degradação da parte histórica do Seixal e da deslocalização de inumeras fábricas. Isto significa que grande parte da população da Cidade do Seixal vive na Freguesia de Arrentela que na actualidade tem cerca de 28 mil habitantes, onde se localizam a maior parte das infra-estruturas públicas, á excepção das instalações da Câmara Municipal que se mantêm no Seixal, que para muitos, é o principal motivo que dá vida á Vila.

 

 

 

Esta explosão constituiu sem dúvida uma série de opurtunidades para a cidade, algumas delas que não foram aproveitadas, de onde se destaca o urbanismo, que cresceu desorganizado, sem critérios nem contenção, de onde resultou tanto do ponto de vista estético como ambiental em alguns pontos da cidade um verdadeiro atentado, onde o betão indiscriminado até perder de vista é a unica coisa que nos rodeia. Mas a cidade também soube aproveitar algumas opurtunidades, como é o caso do Desporto onde a Cidade possui um vasto leque de infra-estruturas onde tanto os jovens como os mais velhos possam praticar desporto. Desde pavilhões giimnodesportivos a pistas de atletismo, piscinas públicas, e uma frente ribeirinha requalificada onde os cidadãos possam disfrutar de uma caminhada a beira mar ao longo da Baia do Seixal.

 

É por isso que iremos efectuar um inqérito que irá ser realizado não na comunidade escolar, mas na comunidade local procurando saber qual a opinião dos cidadãos sobre a sua Cidade.

 

Iremos incidir mais nos problemas da Cidade como é o caso do urbanismo, mas também elogiar o que de bom há na nossa cidade.

 

Agora, é hora de meter as mãos á obra e procurar obter o máximo de informação possivel para que possamos analisar a nossa cidade da melhor maneira possivel.

 

 

Post Realizado por João tavares 

 

Publicado por cidadecriativadoseixal às 14:07
link do post | Comentar | favorito
|
3 comentários:
De apvpancora a 27 de Outubro de 2007 às 01:11
Se permitem a correcção, no segundo parágrafo tem um erro ortográfico "oportunidades" e não "opurtunidade".

Boa continuação.
De cidadecriativadoseixal a 27 de Outubro de 2007 às 10:54
Obrigado pela ajuda a nível ortográfico =)
De BAAM a 2 de Novembro de 2007 às 16:59
Olá bom trabalho! Boa sorte para o concurso cidades criativas! passem pelo nosso blog e deixem sugestões. www.baam.blogs.sapo.pt

Comentar post

Visitantes

.Arquivos

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Links

.Mais sobre nós

.Janeiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31
Weather Forecast
badge
blogs SAPO

.subscrever feeds