Ora viva!
Somos um grupo constituido por 5 rapazes, que num futuro próximo tencionam formar uma carreira na área da engenharia. Decidimos concorrer ao concurso Cidades Criativas, porque achamos um projecto interessante a desenvolver ao longo deste ano lectivo.
E para começar, uma breve introdução sobre a história da Cidade do Seixal, cidade essa que será o objecto de estudo deste trabalho.
Cidade do Seixal, a História
Quando se olha para a Baía do Seixal percebe-se logo a razão da sua importância. Tudo aconteceu à volta desta, desde a época romana, comprovada pelos sítios arqueológicos da Quinta de S. João, em Arrentela, à época dos Descobrimentos e até aos nossos dias. O próprio nome Seixal, deve-se provavelmente à grande quantidade de seixos existentes na zona e que eram utilizados como lastro nas embarcações.
Terra de pescadores e de quintas senhoriais, a cidade do Seixal evoluiu ao longo dos tempos, sempre com uma íntima ligação ao rio, pois era através deste que todos os produtos como o peixe, cereais, sal, azeite, vinho, fruta e outras matérias-primas eram escoados para a capital e até exportados.
Já no século XV, na época dos Descobrimentos, foi devido à sua excelente localização geográfica, que se instalaram no Seixal vários estaleiros navais e se iniciou o aproveitamento das marés com a construção de moinhos de maré. Com esta profunda ligação ao rio, naturalmente existiam diversas profissões como moleiros, calafates, carpinteiros de machado, entre outros.
Quando estamos na Baía e olhamos à volta observa-se um conjunto de unidades fabris, as quais foram o grande impulsionador do desenvolvimento económico da cidade, como a Companhia de Lanifícios da Arrentela e a Fábrica de Cortiça Mundet no Seixal. Estas instalações, a conjunto com as já existentes, transformaram uma cidade relativamente rural numa cidade industrial. A inauguração da Siderurgia Nacional, em 1961, e a ponte sobre o Tejo inaugurada, em 1966, foram os grandes impulsionadores da explosão demográfica e do desenvolvimento económico e social na cidade..
Pesquisa realizada no livro "História do Concelho do Seixal" de António J. Nabais 2ªedição 1982
João Tavares
. Blogs Locais
. A-Sul
. Concelho do Seixal
. Ecomuseu
. Sistema de Informação Geográfica
. Juntas de Freguesia
. Junta de Freguesia de Arrentela
. Escolas Básicas
. Escola Primária Pinhal de Frades
. Escola Primária nº2 Torre da Marinha
. Escola Primária nº1 Torre da Marinha
. Escola Primária nº1 Arrentela
. Escola Básica 2,3 Pinhal de Frades
. Escola Básica 2,3 Augusto Louro
. Escolas Secundárias
. Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira
. Escola Secundária José Afonso
. Associações Culturais e Desportivas
. Independente Futebol Clube Torrense
. Sociedade Filármonica União Arrentelense